sexta-feira, 12 de maio de 2017

[Jogo] XCOM: The Board Game

imagem por www.pcgamer.com


Vamos falar sobre XCOM! Esse jogo sempre me despertou curiosidade por ser totalmente cronometrado, tempo é o elemento mais importante o que faz dele um jogo bem tenso. Já tinha jogado Galaxy Trucker e Ubongo que também contam com essa questão, mas eles não envolvem a leitura de cartas enquanto o tempo corre, por exemplo.

O enredo é baseado numa série de games eletrônicos que surgiu nos anos 90 e faz bastante sucesso até hoje, as últimas edições foram desenvolvidas pela 2K Games (do maravilhoso BioShock! <3). É um tema pra quem curte missões alienígenas, naves espaciais, sci-fi no geral.

um dos jogos eletrônicos da franquia XCOM

Os jogadores serão membros da XCOM, organização responsável por defender a humanidade da invasão alienígena iminente. Enquanto estes planejam como defender a base, pesquisam novas tecnologias, alocam tropas de defesa um aplicativo faz as vezes de overlord e determina a missão a ser feita, quais inimigos estarão atacando e quando, tudo isso em tempo real com o cronometro sempre girando.

O visual do jogo é bonito e simples, tem miniaturas de naves e soldados bem feitas, o tabuleiro representa o mapa mundi enquanto cartas determinam missões, inimigos, tecnologias e crises. Como existe uma boa variedade de missões mais níveis de dificuldade diferentes XCOM oferece uma boa rejogabilidade.

É um jogo fácil de aprender pra quem tem experiência em outros boardgames, mas não sei se seria atraente pra quem está iniciando por conta da pressão que exige.

foto por www.zaidimukaralius.lt

A tensão causada por conta do tempo é a coisa mais divertida do jogo, com certeza. Mas, por experiência, converse sobre o jogo ANTES! Sim, explique que o jogo pode ser desafiador por conta da pressão do cronômetro, se você for a pessoa a ensinar, tenha paciência com os que ainda não sabem e se você estiver aprendendo relaxe e tente curtir o momento, caso fique com dúvidas pergunte antes do cronometro ser iniciado.
A pior coisa do mundo é jogar um boardgame mal explicado e com pessoas levando a coisa a sério demais, tive muita vergonha alheia nas últimas partidas por causa disso. Pessoas que não sabem perder devem jogar sozinhas.

Enfim, recomendo, assim como os outros que envolvem tempo real, não é tão leve como Galaxy Trucker - no qual dei altas risadas com minhas naves absurdas - mas vale a jogatina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário