segunda-feira, 22 de maio de 2017

Board Game Arena: como jogar e porque jogar

partida de Russian Railroads
Vocês conhecem o Board Game Arena? É um site que simula jogos de tabuleiro dispondo de diversos títulos a serem jogados online e gratuitamente (existem alguns jogos/expansões com acesso restrito para assinantes) com quase tudo traduzido para o português. O estoque do site inclui clássicos como: Stone Age, Carcassonne e Puerto Rico.

Para jogar é bem simples, você entra no site, escolhe uma sala para se juntar e o simulador irá mostrar o tabuleiro, dando algumas dicas de como proceder na escolha de personagens, rolagem de dados e demais mecânicas nos jogos. Você pode criar novas salas, convidar amigos, escolher o número de jogadores desejados, o tempo de resposta de cada jogador - pode ser em tempo real, um turno por dia, sem limite, etc - até algumas variações estão disponíveis para jogos como Tokaido e expansões (Puerto Rico e Race for the Galaxy). Ainda é possível acompanhar partidas em andamento como espectador.

A interface do site é feita de maneira intuitiva, com carregamento rápido ele roda bem em smartphones e tablets, tornando a jogatina possível em qualquer lugar desde que tenha internet. A representação dos tabuleiros e área de jogador em todos os títulos que testei agora estão bem boas e claras, é fácil encontrar onde posicionar as peças e acompanhar as pontuações. O jogo notifica quando é sua vez e em jogos por turnos mais longos envia um e-mail.

partida de Carcassonne

Existem vários outros simuladores além do BGA, como o YucataBrettspielwelt e Tabletop Simulator por questões de praticidade, preço, acessibilidade e idioma prefiro o Board Game Arena. As vantagens de utilizar um destes são muitas, desde testar um jogo novo ou mesmo jogar algo que não se tenha, interagir com novas pessoas - do mundo todo - jogar com amigos que estão longe, testar estratégias e conhecer melhor os jogos, entre outros. 

O BGA oferece uma modalidade paga chamada Clube Board Game Arena com diversos planos e valores (em euros) para quem quiser usufruir de algumas vantagens como jogos exclusivos - Carcassonne, Exploradores, Dungeon Twister, Love Letter, Race for The Galaxy e Puerto Rico com expansões (estes disponíveis sem expansão na versão grátis) - estatísticas das partidas e torneios.

São mais de 100 jogos no estoque para quem quiser conhecer, aprender ou matar a vontade de um bom boardgame!