domingo, 18 de outubro de 2015

[Jogo] Dixit

Olá! Vamos falar de jogos de tabuleiro! Essa é uma área que vem crescendo bastante no Brasil, indo bem além dos clássicos da Grow que são os mesmos desde os anos 80/90.

Escolhi começar por um jogo muito bonito que conheci através desse vídeo no Table Top - este canal é bem útil pra quem quer conhecer novos jogos -, sei que algumas pessoas preferem assistir vídeos para poder entender melhor a mecânica do jogo e tudo mais, porém, sinceramente, eu não tenho paciência de assistir 40 minutos se posso ler a mesma coisa em 5, por isso resolvi resenhar os jogos ;)





Dixit
Galápagos Jogos
3 a 6 jogadores
a partir de 8 anos
04 Expansões
R$ 139,90


Como eu disse no início, esse é um jogo bonito de se ver, por usar a imaginação este aspecto foi bem trabalhado em todo o jogo, o destaque fica nas cartas, claro, ilustrações maravilhosas cheias de detalhes que possibilitam diversas interpretações e um tamanho maior que o normalmente visto em jogos de tabuleiro (Magnum Size), tudo isso já enche os olhos, mas ainda tem os coelhinhos que representam os jogadores, andando pelo cenário da contagem de pontos, montado na própria caixa.




É um jogo bem gráfico, o objetivo é que o "narrador" da rodada faça as pessoas, mas não todos, adivinharem qual carta está relacionada com a referência que ele irá dar (pode ser frases, citação, música, mímica, qualquer coisa) e os jogadores por sua vez jogarão cartas da sua mão que combinem com essa mesma referência. Aqueles que adivinharem pontuam, os que tiverem suas cartas votadas pontuam também, e o narrador não pontua se todos ou nenhum adivinharem sua carta.

Pelas experiências que eu tive até agora, a complexidade das partidas está ligada ao grupo que está jogando, é muito mais difícil jogar com pessoas desconhecidas, afinal as referências terão que ser muito gerais e vai depender bastante da sorte de outra pessoa conhecer ou não, ao mesmo tempo é complicado quando o grupo todo se conhece bem e divide muitos gostos em comum, porque a tendência é que todos entendam as pistas dadas.

Vale bastante a pena investir nas expansões, que seja uma ou outra, cada pack traz mais 84 cartas ao baralho, mantendo o mesmo padrão de qualidade do jogo base, e possibilitando que as variações sejam quase infinitas.

Eu gosto muito de Dixit, acho um exercício criativo bem divertido, além de poder explorar diferentes pontos de vista de uma mesma coisa. É interessante também porque é um jogo mais livre, podendo ser jogado em diversas idades, não se prendendo muito a regras complexas ou mesmo ao tabuleiro, você pode jogar só por passar o tempo, pode abolir as referências faladas e focar na mímica, enfim, fazer suas próprias variações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário